Por que ter animal de estimação? E como deixar ele feliz
Adotar um animal de estimação é uma decisão que muitos amantes de animais já pensaram. De acordo com o IBGE, cerca de 140 milhões de lares no Brasil têm pelo menos um animal de estimação e muitos deles se tornam verdadeiros membros da família. Ter um animal em casa, independentemente da espécie, pode trazer muitos benefícios para a saúde física e mental, por exemplo, Fazer bem para o coração, Previne alergias em crianças, diminuição na depressão como ser um companheiro para todas as horas, manter você em movimento, tornar o lar mais alegre, ajudar a superar o luto e muito mais.
Mas além de pensar em como ter um pet pode ser benéfico para nós, é importante também pensar em como tornar nossos animais de estimação felizes. Para isso, listamos três dicas essenciais: socialização, uso da comida e atividades físicas frequentes.
A socialização é fundamental, especialmente para os cães adotados ainda filhotes. Durante o “período sensível” de três a 14 semanas de vida, é importante expor o cão a novas pessoas, animais, sons e ambientes para que ele entenda seu novo mundo e o que é seguro e apropriado. É importante evitar experiências negativas para que o cão não aprenda a evitar outros animais ou pessoas.
A comida também pode ser uma grande ajuda para tornar o seu cão mais feliz. Cães adoram trabalhar para serem recompensados, especialmente com comida. O uso do reforço positivo, combinado com brinquedos interativos, como o Kong ou a Bola Macaquinho, pode ser uma ótima maneira de treinar o cão e estimular seus instintos olfativos.
Por fim, é importante lembrar que cães precisam de atividades físicas frequentes para manterem-se saudáveis e felizes. Além de passeios diários, você pode praticar atividades como corrida, natação e jogos de pegador. Lembre-se de que, ao adotar um animal de estimação, você assume uma grande responsabilidade de cuidar de sua saúde e felicidade. Aplicar essas dicas é uma ótima maneira de garantir que seu animal de estimação viva a vida ao máximo.